Engenharia Química
Habilitação:
Engenheiro Químico
Duração do Curso:
5 anos
Área:
Engenharia
Atributos do Profissional:
Meticulosidade e Raciocínio Lógico
Salário Médio:
R$ 3058,00
Engenheiro Químico
Duração do Curso:
5 anos
Área:
Engenharia
Atributos do Profissional:
Meticulosidade e Raciocínio Lógico
Salário Médio:
R$ 3058,00
A Engenharia Química é uma carreira da área de Engenharia que surgiu a partir da fusão dos conhecimentos da Química e também da Engenharia, em especial a Engenharia de Produção.
Assim como o Engenheiro de Produção projeta linhas de produção para a fabricação deprodutos industriais em geral, o Engenheiro Químico projeta linhas de produção de produtos químicos.
Como todos sabem, assim como a Biologia, Física e Matemática, a Química é uma Ciência Universal e está presente em muitos aspectos do nosso dia a dia.
Quando compramos uma caixa de leite, tomamos um remédio ou então colocamos gasolina em nossos carros, em todas essas situações estamos fazendo uso de produtos que só puderam ser fabricados graças a Química e a Engenharia Química.
Além de colaborar diretamente na produção de milhares de tipos diferentes de produtos, a Engenharia Química também tem um papel fundamental no desenvolvimento tecnológico.
Buscando novas maneiras mais ecológicas e sustentáveis de produzir os produtos químicos e também buscando novas maneiras de reciclar ou eliminar resíduos, a Engenharia Química tem um papel fundamental para aumentar a sustentabilidade da sociedade.
O Curso de Engenharia Química
Por ser um curso da área de Engenharia, além da Química, Física e Matemática também vão estar muito presentes no Curso de Engenharia Química.
No primeiro ano, esses serão os principais conteúdos.
No segundo ano, a Química em sí passa a ser o foco, representada por várias disciplinas tais como Termodinâmica e Mecânica dos Fluidos.
A partir do terceiro ano, como acontece em muitos cursos de Engenharia, o curso de Engenharia Química começa a se tornar mais prático com várias aulas de laboratório (que em geral os alunos adoram).
Nestes laboratórios de Engenharia Química o aluno vai trabalhar com várias reações químicas, sempre estudando e analisando os resultados obtidos.
As principais experiências realizadas vão ser de purificação de elementos ( obter substâncias puras a partir de matérias primas variadas ) e também compor novas substâncias.
Nas Universidades Públicas de Engenharia Química é obrigatória a apresentação de um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) no final da graduação.
Esse trabalho deve ter como tema algum conteúdo relacionado a Química e deve ser apresentando também aos professores que vão avalia-lo. A realização de estágios, em geral, também é obrigatória.
Grade Básica do Curso de Engenharia Química
- Cálculo
- Física
- Química Analítica
- Química Orgânica
- Química Inorgânica
- Termodinâmica
- Eletro-química
- Mineralogia
- Cinética Química
- Laboratórios de Engenharia Química
Alfred Nobel, o Primeiro Engenheiro Químico
Alfred Nobel pode até ser um nome estranho para alguns, mas com certeza todos já ouviram falar do Prêmio Nobel, sim, ele foi criado pelo grande cientista Alfred Nobel.
Alfred Nobel já nasceu em uma família de cientistas, sendo o seu próprio pai Immanuel Nobel, um famoso e rico inventor em sua época.
Apesar do seu sucesso na juventude, quando seus filhos nasceram Immanuel estava em uma situação financeira muito ruim e mudou-se da Suécia onde morava para a Rússia a procura de novas oportunidades de trabalho.
Quando a nova empresa de Immanuel deu certo, toda a família mudou-se para a Rússia e foi na cidade Russa de São Petersburgo que Alfred e seus irmãos estudaram.
Alfred Nobel quando se tornou adolescente passou a trabalhar para o pai e a partir daí nasceu sua paixão pela Química.
Percebendo o forte interesse do filho na época, Immanuel resolveu manda-lo para o exterior para estudar Química e Engenharia Civil (na época ainda não existia a Engenharia Química).
Alfred Nobel passou pelos Estados Unidos, Alemanha, mas foi na França que encontrou algo que mudaria sua vida: uma nova substância química chamada Nitroglicerina.
Alfred ficou fascinado com o poder da substância e passou a trabalhar para aperfeiçoar a Nitrogliceriana de modo a torna-la segura.
A Nitroglicerina é um tipo de substância explosiva natural e Alfred imaginava que poderia usa-la para construir túneis, represas e canais aqúaticos.
Depois de muito trabalho, em 1863 Alfred finalmente conseguiu seu objetivo: partindo da Nitroglicerina, criou o TNT (Trinitrotolueno), popularmente conhecido como Dinamite.
Esse foi considerado o primeiro grande trabalho de Engenharia Química da humanidade, pois além de inventar o TNT, Alfred Nobel também desenvolveu um método industrial para fabrica-lo.
Em poucos anos a Dinamite fabricada por Alfred e sua equipe de Engenheiros Químicos se espalhou pelo mundo, começando inclusive a ser usada para fins militares o que deixava Alfred muito chateado, pois seu invento estava causando muita morte e destruição.
Depois de várias décadas de trabalho duro em Engenharia Química, Alfred já idoso, decidiu que iria compensar a destruição que seu inventou causou criando um prêmio para o bem da Humanidade.
Como não tinha filhos, ele doou toda a sua fortuna ( na época alguns milhões de dólares, mas se convertido aos dias de hoje, daria alguns bilhões ) para a criação da Fundação Nobel que todos os anos daria o Prêmio Nobel aos melhores cientistas e pacifistas do mundo.
Desde que foi criado em 1900 o prêmio Nobel é considerado o principal prêmio científico do mundo. E vem sendo perseguido por todos os grandes cientistas.
Até hoje, mais de 100 anos depois, a Dinamite ainda é usada como o principal explosivo do mundo, usado amplamente pela Engenharia Civil.
Especializações da Carreira de Engenharia Química
Dependendo do perfil do profissional ele pode optar pelas seguintes especializações dentro da Engenharia Química:
- Desenvolvimento Tecnológico: Especiaização onde o profissional de Engenharia Química cria novos produtos químicos e também estuda se são viáveis economicamente ( se vale a pena fabrica-los ). Além de desenvolver novos produtos, o Engenheiro Químico também pode trabalhar aperfeiçoando a fabricação de produtos já existentes.
- Engenharia Química Ambiental: Nesta especialização da Engenharia Química o foco é desenvolver processos que eliminem ( ou pelo menos diminuam ) a poluição industrial e também novas maneiras de reciclar lixo, produtos químicos e metais.
- Projetos Químico-Industriais: Especialização onde o profissional de Engenharia Química atua projetando e supervisionando o funcionamento de linhas de produção químicas, sempre visando projetar fábricas econômicas, pouco poluentes e que respeitem a segurança dos trabalhadores.
Carreira em Engenharia Química: Aspectos Positivos
Com a descoberta do Pré-Sal Brasileiro vão ser abertas milhares de novas oportunidades para profissionais da área de Química, Engenharia Química e também Engenharia de Petróleo.
O Brasil também tem desenvolvido ótimas tecnologias de Biocombustíveis e a expansão desse mercado vai gerar muitos empregos para Engenheiros Químicos na construção e manutenção de usinas de Álcool e Biodiesel.
Carreira em Engenharia Química: Aspectos Negativos
Um dos principais problemas da Engenharia Química é o risco constante de acidentes que o profissional pode encontrar em alguns empregos, além dos acidentes em sí a exposição inadequada a produtos químicos tóxicos também pode ir minando a saúde com o passar dos anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário