Os Gêneros textuais são
definidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa como: formas
relativamente estáveis de enunciados, disponíveis na cultura.
Texto é
uma entidade concreta realizada materialmente e corporificada em algum gênero
textual. Discurso é aquilo que um
texto produz ao se manifestar em alguma instância discursiva. O discurso se
realiza nos textos.
Os
gêneros textuais são realizações linguísticas concretas definidas por
propriedades sócio comunicativas. A comunicação verbal só é possível por algum gênero textual. Os
gêneros são, em última análise, o reflexo das estruturas sociais recorrentes e
típicas de cada cultura. Alguns exemplos de gêneros: telefonema, sermão,
carta comercial, carta pessoal, romance, bilhete, aula expositiva, reunião de
condomínio, horóscopo, receita culinária, lista de compras, cardápio,
instruções de uso, propaganda, resenha, inquérito policial, conferência,
bate-papo virtual, etc
Não
há uma dicotomia entre Gênero e tipo. Trata-se duma relação de
complementaridade. Ambos coexistem e não são dicotômicos. Todos os textos
realizam um gênero e todos os gêneros realizam sequências típicas. Por isso mesmo,
os gêneros são em geral tipologicamente heterogêneos.
Caracterização as sequências
tipológicas:
Descritivo enumera as características de um ser (pessoa ou
coisa);
Narrativo apresenta uma sequência de ações;
Dissertativo caracteriza-se por descrever, interpretar, explicar
ou expor ideias ou conceitos;
Expositivo quando o objetivo explícito do texto é apenas
apresentar as ideias, sem objetivar convencer o leitor/ouvinte;
Argumentativo quando existe o objetivo explícito de fazer o
leitor/ouvinte acreditar nas ideias expostas.
Injuntivo tem a finalidade de instruir o leitor
(interlocutor). Por esse motivo, sua estrutura se caracteriza por verbos no
imperativo: ordenando ou sugerindo.
Para trabalharmos os
conectores discursivos, segue a definição destes: conectores, ou seja, articuladores
do discurso que são expressões que em um texto enlaçam palavras e frases. São
eles, conjunções (subordinadas e coordenadas), preposições, advérbios pronomes relativos. Desse modo, para entender
a importância dos conectores na apropriada formulação é necessário recordar
dois conceitos fundamentais: coerência e coesão.
Coerência
se fundamenta em reconhecer o tema básico e as outras partes que se constituem.
Coesão:
são os enunciados encadeados por vários recursos, inclusive, os conectores.
Assim,
concluímos nosso breve resumo sobre os dois conteúdos enunciados no título.
SIGUEN ALGUNOS CONECTORES
Aditivos. Expresan suma de ideas.
Noción de
suma: y, además, también, asimismo, también, por
añadidura, igualmente.
Matiz intensificativo: encima, es más, más aún.
Grado máximo: incluso, hasta, para colmo.
Matiz intensificativo: encima, es más, más aún.
Grado máximo: incluso, hasta, para colmo.
Opositivos. Expresan diferentes relaciones de contraste entre
enunciados
Concesión: con todo, a pesar de todo, aun así, ahora
bien, de cualquier modo, al mismo tiempo.
Restricción: pero, sin embargo, no obstante, , en cierto modo, en cierta medida hasta cierto punto, si bien, por otra parte.
Restricción: pero, sin embargo, no obstante, , en cierto modo, en cierta medida hasta cierto punto, si bien, por otra parte.
Exclusión: por el contrario, en cambio.
Causativos-Consecutivos. Expresan relaciones de causa o consecuencia entre
los enunciados.
Consecutivos: por tanto, por consiguiente, de ahí que, en
consecuencia, así pues, por consiguiente, por lo tanto, por eso, por lo
que sigue, por esta razón, entonces, entonces resulta que, de manera que.
Causales: porque, pues, puesto que.
Comparativos. Subrayan algún tipo de semejanza entre los
enunciados
Del mismo
modo, igualmente, análogamente, de modo similar.
Reformulativos. Indican que un enunciado posterior reproduce total
o parcialmente, bajo otra forma, lo expresado en uno o más enunciados anteriores.
Explicación: es decir, o sea, esto es, a saber, en otras
palabras.
Recapitulación: en resumen, en resumidas cuentas, en suma, total,
en una palabra, en otras palabras, dicho de otro modo, en breve, en síntesis.
Ejemplificación: por ejemplo, así, así como, verbigracia, por
ejemplo, particularmente, específicamente, incidentalmente, para
ilustrar.
Corrección: mejor dicho, o sea, bueno.
Ordenadores. Señalan las diferentes partes del texto
Comienzo de
discurso: bueno, bien ( en un registro coloquial): ante
todo, para comenzar, primeramente (en un registro más formal)
Cierre de
discurso: en fin, por último, en suma, finalmente, por
último, terminando, para resumir.
Transición: por otro lado, por otra parte, en otro orden de cosas, a continuación, acto seguido, después.
Digresión: por cierto, a propósito, a todo esto.
Transición: por otro lado, por otra parte, en otro orden de cosas, a continuación, acto seguido, después.
Digresión: por cierto, a propósito, a todo esto.
Temporales: después (de), después (que), luego, desde
(que), desde (entonces), a partir de.... antes de, antes que, hasta que, en
cuanto, al principio, en el comienzo, a continuación, inmediatamente,
temporalmente, actualmente, finalmente, por último, cuando.
Espaciales: al lado, arriba, abajo, a la izquierda, en el
medio, en el fondo.
¡Buen aprendizaje!
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